Nos dias 24 e 25, o Santuário Alexandrina de Balasar celebrou o 17.º aniversário de beatificação de Alexandrina.

No dia 24 as celebrações foram dedicadas às crianças, adolescentes e jovens, já que se celebrava a semana de oração pelas vocações.

Ontem as celebrações iniciaram-se com as habituais Eucaristias dominicais, estando a presidir nas das 9h00 o Padre Dário Pedroso e na das 11h00 o Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Neste domingo, além de se celebrar a beatificação de Alexandrina, também se celebrou o dia do Bom Pastor.

Na homília do Padre Dário Pedroso, ele começa por fazer referência ao Bom Pastor, em que conhece as suas ovelhas e conhece cada um de nós intimamente. Salientou a Beata Alexandrina, da sua devoção e amor que foi crescendo por Jesus, apesar da sua debilidade física. “Para Alexandrina, Jesus era o tesoiro, era tudo. Este Bom Pastor que depois se dá em cada Eucaristia…Alexandrina viveu este encanto por Ele.”

As palavras de D. Jorge Ortiga, foram direcionadas para o momento atual em que vivemos, fazendo alusão ao modo de viver da Beata Alexandrina, em que ela poderia ser uma voz para os tempos de hoje “devido à vida de sofrimento e martírio e de como viveu de uma forma delicada presa a uma cama”

Frisou que também estamos a viver o ano de S. José, um homem que se dedicou à família com Maria e Jesus. A Beata Alexandrina ela demonstrou um grande amor a S. José e muitas vezes recorreu a ele.

As cerimónias da tarde terminaram com a Eucaristia final da peregrinação, presidida pelo pároco Manuel Neiva, em que refere, nesse dia do Bom Pastor a Alexandrina como pastorinha, nome dado por Jesus a ela.

Apesar de ser um dia com tempo incerto, a verdade é que peregrinaram ao Santuário centenas de féis e peregrinos para participarem nas cerimónias e celebrar este dia tão especial para a Igreja. Todas as cerimónias decorreram com tranquilidade, cumprindo todas as normas estabelecidas pela DGS.

A todos os que colaboraram connosco para que este dia fosse possível fica um agradecimento da nossa parte.

                         

X