O Natal é a celebração do nascimento do Salvador, que é Cristo Senhor. O Emanuel, o Deus connosco. O Deus Menino de Belém é a expressão do Amor de Deus pela humanidade. “Deus amo tanto o mundo que lhe enviou o seu próprio Filho”.

Este tempo de pandemia pode ser uma bela oportunidade para celebrar o verdadeiro Natal, em família e em comunidade. Que o Deus Menino nasça nas comunidades, famílias e no coração das pessoas. Surgirá uma nova Criação, uma nova Humanidade. Como os Anjos, cantemos: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens”. Então haverá Natal.

Preparar o Natal

Advento é tempo de preparar o Natal. Alexandrina pode ajudar a viver este tempo de Advento para preparar o verdadeiro Natal. Para este primeiro Domingo de Advento escolhemos esta carta.

Carta a um casal amigo no Natal de 1951

«E agora, que lhes hei-de dizer? Que estamos no Advento, que nos devemos preparar para a vinda de Jesus com a maior perfeição e graça nas nossas almas. Que Jesus Menino encontre dentro de nós um presépio cheio de alvura e fofinho, no qual Ele possa repousar dignamente! Ah, sim! Se vivermos para Jesus, vivemos para toda a gente, em tudo cumprimos os nossos deveres, aceitamos a cruz com todos os seus espinhos como vinda das mãos de Deus para nosso bem e santificação. Todo o amargo, todo o fel, toda a mirra, sofrimento e mortificação têm para nós encantos e doçura de mel.»

(Carta a um casal do Porto; 13/12/1951)

Propostas Pastorais

Apresentamos algumas propostas pastorais para vivermos o Advento

1-Eucaristia

A Eucaristia é a forma mais adequada para preparar o Natal. A participação nos vossos mistérios nos alcance a alegria da verdadeira paz. Pela Eucaristia os fiéis são inflamados no fogo do Espírito Santo como luzes bem acesas para quando chegar o Senhor.

A Beata Alexandrina viveu da Eucaristia e para a Eucaristia.

Nota: Consultar os horários das Eucaristias.

2-Palavra de Deus

Quem melhor nos pode ajudar a preparar o Natal é a Palavra de Deus. A Palavra de Deus ajuda-nos a alcançar os objectivos do Advento e Natal.

Convidamos todas as famílias a meditar diariamente a Palavra de Deus. Temos à venda o Evangelho diário.

.3-Sacramento da Confissão

O melhor sacramento que nos prepara para o Natal é a Confissão.

João Batista é o grande profeta do Advento. Profeta do Antigo Testamento, Advento do Novo Testamento, convida o povo à Conversão, à Reconciliação e ao Perdão dos pecados.

Todos os dias, exceto segunda feira, das 16h00 às 18h00, ao sábado das 09h00 às 11h00, e Domingos das 09h00 às 11h00, há um sacerdote disponível para atender de Confissão. Estamos a pensar um dia para as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, que será avisado quando for possível.

 4-Campanha Solidária de Natal

Estamos a viver um tempo em que a pobreza, o desemprego, as dificuldades socioeconómicas, o abandono e o isolamento das pessoas idosas, a violência… aumentam cada vez mais. A Igreja nunca foi indiferente ao sofrimento do ser humano e nestes tempos de pandemia a nossa Igreja assume uma função preponderante, onde a Pastoral Socio Caritativa imprime uma ação Sinodal e Samaritana à caridade praticada. Como todos os anos, mas este ano de um modo particular, vamos fazer a nossa campanha solidária.

Como participar?

Pode deixar na Igreja Paroquial em géneros ou donativos nas caixas que estão indicadas dentro da Igreja.

5-Presépio na casa das família

Considero uma atividade muito importante. O Presépio é o melhor sinal popular do Natal.

X