Festa da Páscoa

– Programa –

       Recomendação
Acompanhar todas as celebrações realizadas na igreja
Acompanhar todas as informações no site e facebook do Santuário
onde será colocada muita informação para cada celebração

Introdução

A festa mais importante do cristianismo é a Páscoa, comemorada sempre no primeiro domingo após a lua cheia ocorrida com o fim do equinócio de primavera/outono. Essa festa, por sua vez, não é originária do cristianismo, mas sim do judaísmo, e o judaísmo recebeu-a das festas religião tradicional dos agricultores e pastores dos hebreus.
A Páscoa era uma antiga festa dos pastores de ovelhas. Era uma festa pré-israelítica. Era celebrada na primavera, e era marcada pelo sacrifício de um animal novo, com um ritual de sangue, para obter a fecundidade dos rebanhos e ter a proteção dos animais, espantando os espíritos maus para longe dos rebanhos. É provável que era esta a festa que os hebreus queriam celebrar no deserto (Ex 5,1). Não havia necessidade de sacerdote e nem de local para a festa.

Páscoa Judaica

A Páscoa judaica é uma tradição milenar que relembra a libertação do povo hebreu. No início da celebração, o menino pergunta ao pai: “Por que esta noite é diferente das demais? Por que em todas as outras se come o pão fermentado e nesta noite o pão sem fermento? Por que nesta noite comemos as ervas amargas? Por que em todas as outras noite comemos sentados e nesta noite comemos de pé? ”. A própria celebração responde às quatro perguntas. “Foi porque um dia nós, os hebreus, éramos um povo escravo no Egito e Deus se lembrou de nós, Ele interveio a favor do seu povo e os levou para uma terra nova. Deus libertou o seu povo das mãos do opressor” (cf. Ex 12,26-27; Dt 6,20-23). Assim, para sempre, cada hebreu deveria lembrar a saída do povo do Egito como se fosse a sua própria saída. “Éramos escravos no Egito, hoje somos servos do Senhor.

 

Conhecer a Festa da Páscoa
Continuar a crescer e viver a Fé

Foi o lema escolhido para este tempo de quarentena nesta Quaresma. Vamos iniciar a Semana Maior, a Semana Santa. Tempo propício para conhecer melhor o que é a Páscoa. A Páscoa começo por ser uma festa de família. Só muito tarde é que se celebrou na família e no Templo de Jerusalém. Por isso, este ano é uma bela oportunidade para a família celebrar a Páscoa.
Páscoa Cristã

A Páscoa cristã é uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. A sua mais conhecida conotação religiosa vincula-se aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é centro de todo o calendário litúrgico.

Domingo de Ramos

Celebração da Eucaristia e bênção dos ramos – 11h00

Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém
Dia Mundial da Juventude
Celebração da tarde
Via Sacra – 15h00 – transmitida da Igreja
À noite, ler a Paixão de Jesus segundo S. Mateus 27,11-54

 

Conhecer a Páscoa Judaica

Na segunda, terça e quarta feira da Semana Santa, somos convidados a conhecer a Páscoa Judaica. Para conhecermos bem a Páscoa cristã devemos conhecer a Páscoa Judaica. Sem isso, dificilmente conhecemos e sabemos o que significam os símbolos pascais. Proponho uma leitura bíblica para cada dia ser lida à noite em família.

Segunda-feira Santa – Instituição da Páscoa
Livro do Êxodo: 12, 1-28

Terça-feira Santa – A Páscoa do Sinai
Ler Livro dos Números 9, 1- 26
Ler Livro do Êxodo 20, 1-21 – Os dez Mandamentos

Quarta-feira Santa – As Festas Pascais
Livro do Deuteronómio, 16, 1-17
Terminar com a bênção Bíblica – livro dos Números 6, 22-27
O Pai com as mãos em gesto de abençoar a família

 

Quinta Feira Santa

Celebração da Eucaristia à 18h00
Dia da Ceia do Senhor- Dia da Eucaristia- Dia do sacerdócio
Mandamento Novo- Lava-pés

 

Sexta-Feira Santa – Paixão do Senhor

Celebração às 16h30 – Dia de jejum e abstinência
Fazer a adoração da cruz com uma inclinação à cruz
Palavras de Jesus na Cruz
Na oração da noite ler as sete Palavras de Jesus na Cruz

 

Sábado Santo

Manhã: Jesus no sepulcro – Dia do silêncio
Vigília Pascal – Ressurreição de Jesus – Celebração – 19h30

Domingo de Páscoa

Eucaristia às 10h30

Celebrar a Páscoa com alegria e Fé

X