Rezar com Alexandrina II

Alexandrina o amor e o sofrimento

Catequese e oração desta sexta-feira

O Santo Padre pede para rezarmos pelas famílias 

 

Proponho a Via Sacra

Evangelho de hoje

Evangelho: Marcos 12, 28-34

Naquele tempo, Aproximou-se dele um escriba que os tinha ouvido discutir e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. 0 segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» 0 escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.» Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: «Não estás longe do Reino de Deus.» E ninguém mais ousava interrogá-lo.

O bispo D. Nuno presenteou-nos com uma belíssima catequese sobre o amor e o sofrimento. Apresentou o dado do amor – dado da paz

Hoje, sexta-feira, dia do amor e do sofrimento, recomendo como oração da noite a Via Sacra, com textos meditativos de Alexandrina, e jogar o dado da paz.

Apresento alguns textos de Alexandrina sobre o sofrimento.

Confiemos em Deu e rezemos por este mundo que vive uma guerra muito difícil.

 

Alexandrina e o sofrimento

A Beata Alexandrina revela-nos o grande mistério da cruz. Ele viveu toda a sua vida numa total unidade com Jesus crucificado. A sua experiência e vivência da Paixão de Jesus, desde 1938 a 1942, podemos conhecê-la nos belos textos, onde ela nos revela a sua experiência mística. Que estes textos nos ajudem a viver o mistério pascal de Jesus em cada um de nós.

Amor com amor se paga

«Foi pelo sofrimento que me foram abertas as portas do Céu: eu ter a dita de me assemelhar tanto, tanto ao meu querido Jesus crucificado e desprezado… Não, isso não! Sofrer, e sofrer sempre. Amor com amor se paga. Foi por meu amor que Jesus sofreu e morreu, e só por amor quero eu também, sofrer e morrer. Eu tenho vivido num contínuo abandono espiritual. Estou à prova; mas seja em tudo feita a vontade de Nosso Senhor. Vou terminar, que não posso mais.» (CPM; 21/11/1936)

Crucificada do amor

«Hoje lutei com o mesmo sofrimento. Fria e gelada a caminhar numa escuridão indizível por debaixo do mundo, todo ele caiu sobre mim. E eu nesta medonha escuridão tenho que guerrear; não posso parar o combate nem por um só momento; e tremendo mas tem que ser, Jesus o quer. Ando aos empurrões de lado para lado. Com grande aflição e dor no meu coração espero o dia de amanhã.

A alguma hora da tarde em momentos de grande desfalecimento e desânimo deitei os olhos à cruz. Ao ver Jesus crucificado disse-Lhe: Ó meu Jesus sofreste tanto por meu amor morreste na cruz por mim pelo Vosso amor quero sofrer tudo com grande alegria do coração espero o meu martírio, a minha crucifixão. Quero ser a crucificada do amor e à Vossa imitação na Santíssima Eucaristia quero ser prisioneira do amor. Prendei Jesus por amor prendei o meu coração ao Vosso.» (CPM; 25/01/1940)

X