Nos passados dias 12 e 13 de outubro, Balasar acolheu centenas de pessoas para celebrar o 67º Aniversário da Morte da Beata Alexandrina.

À semelhança dos anos anteriores, as cerimónias iniciaram-se com a procissão de velas, no dia 12, desde a casa da Beata Alexandrina até à Igreja Santa Eulália de Balasar.

No dia 13, o Padre Dário Pedroso presidiu, às 9h00, a oração da manhã.

A Eucaristia das 10h30 foi presidida pelo Arcebispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, o qual referiu na homilia o seguinte: “Em Balasar, na Festa da Beata Alexandrina, rezaremos pelos sacerdotes e pela paz. Num momento difícil, como é importante pedir a intercessão da Beata Alexandrina!

Nos tempos que correm, quatro coisas são particularmente necessárias na vida diária do padre: o breviário (Liturgia das Horas), o telemóvel, a bicicleta e a internet.

O breviário liga-nos a Deus, o telemóvel liga-nos aos outros, a bicicleta permite a proximidade e a internet o encontro mesmo com quem está distante.

Mas o mais importante, como nos ensina a Beata Alexandrina, é a comunhão com Jesus Eucaristia. O centro da vida do sacerdote está na união vital com Jesus Cristo, mas a sua missão não tem fronteiras!”.

Na tarde de dia 13 houve Adoração Eucarística, presidida pelo Padre Dário Pedroso e, as cerimónias foram encerradas com a Eucaristia às 17h00, presidida pelo Padre Manuel Neiva, pároco da Paróquia Santa Eulália de Balasar.

Todas as cerimónias foram transmitidas em direto, pelo que poderá revê-las através do nosso canal de Youtube ou através do canal TV Esposende.

X