Nos passados dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, os símbolos da JMJ peregrinaram por todo o arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
A Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegaram à Póvoa de Varzim na noite de terça-feira. A receção foi na Praça do Almada, ao som da Banda Musical. Apos circularem por todas as freguesias deste arciprestado, foi na Igreja de Balasar que, pelas 21h, os símbolos foram entregues ao arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Esta cerimónia de encerramento da passagem dos símbolos pelo arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim contou com a presença de D. Nuno, Bispo Auxiliar da Diocese de Braga; Padre Manuel Neiva, arcipreste e com o Prior de Vila do Conde Paulo Cesar Dias. Nesta cerimónia também estava representada Junta de Freguesia de Balasar e varias freguesias deste arciprestado pelos seus jovens e párocos.
Nesta Eucaristia de encerramento, D. Nuno relembrou-nos do dia Litúrgico que estávamos a viver, popularmente conhecido como dia da Nossa Senhora das Candeias e apelou a todos os jovens que seguissem o exemplo de Maria, uma jovem que levou cristo a todo o mundo. O sr. Padre Manuel encerrou a Eucarística com o exemplo da Beata Alexandrina que, enquanto jovem amou sempre a cruz e espalhou a simbologia da mesma a todo o mundo e que nos diz que a chave para o céu é a cruz.
Os símbolos estarão na arquidiocese de Braga até 3 de março, altura em que serão entregues a Aveiro. A Jornada Mundial da Juventude 2023 decorre entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

X